This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Pegada de Carbono
O que é pegada de carbono?
Ao conduzir o teu carro, ao comprar um par de sapatilhas ou ao grelhar um bife, estás a contribuir para a emissão de dióxido de carbono e de outros gases com efeito de estufa para a atmosfera. É a chamada pegada de carbono.
A pegada de carbono é definida como o total de emissões causadas por um indivíduo, evento, organização ou produto, expresso em toneladas de CO2 ou CO2 equivalente por ano.
Permite responder a questões como:
Que quantidade de carbono é emitida para produzir a tua t-shirt, a tua refeição ou o teu telefone?
Conhecer a minha pegada de carbono é importante?
O aumento das emissões de gases com efeito de estufa tem um impacto direto no aquecimento global e acelera as alterações climáticas, com efeitos desastrosos para o nosso planeta. Todos nós podemos contribuir para a luta contra o aquecimento global, fazendo escolhas amigas do clima na nossa vida quotidiana.
O cálculo da Pegada de Carbono é uma das ferramentas de Gestão Ambiental que permite às Organizações determinarem as emissões de GEE e definirem medidas de compensação, controlo, redução e mitigação para os mesmos.
Como medir minha pegada de carbono?
Existem várias ferramentas diferentes para calcular as pegadas de carbono para indivíduos, empresas e outras organizações. As metodologias mais usadas para calcular as pegadas de carbono de uma organização incluem o Greenhouse Gas Protocol, do World Resources Institute e o World Business Council for Sustainable Development, e a ISO 14064, que trata especificamente das emissões de gases de efeito estufa.
A validação e verificação do cálculo da Pegada de Carbono por uma entidade externa permite às Organizações destacarem-se da sua concorrência, com a publicação de resultados e metas com maior credibilidade, captação de novos clientes e participação em programas de investimento e concursos com requisitos em matéria de ambiente.
Como reduzir a minha pegada de carbono?
A quantidade dependerá das escolhas de produção e de consumo.
Veja-se o exemplo dos transportes: um avião emite 285 g de carbono por quilómetro, ao passo que um automóvel emite 104 g e um comboio 14 g. O mesmo se aplica ao tipo de carne ou peixe que consomes ou ao tipo de calças de ganga que compras.
Alimentação
- Consume produtos locais e sazonais (não convém comprar morangos no inverno)
- Limita o consumo de carne, em especial a carne bovina
- Seleciona peixes de pesca sustentável
- Utiliza sacos reutilizáveis e evita comprar produtos com embalagens de plástico desnecessárias
Vestuário
- Experimenta trocar, pedir emprestada, alugar ou comprar roupa em segunda mão
- Compra roupa fabricada de forma responsável, p. ex. feita a partir de materiais reciclados ou com um rótulo ecológico
Transporte
- Utiliza a bicicleta ou os transportes públicos
- Utiliza o teu carro de maneira inteligente
- Experimenta ir de comboio nas tuas próximas férias
Energia e resíduos
- Baixa o termóstato 1 °C, só isso já fará uma diferença
- Toma duches curtos
- Fecha a torneira enquanto estás a escovar os dentes ou a lavar a loiça
- Desliga os teus aparelhos eletrónicos e não deixes o telefone ligado ao carregador depois de a bateria já estar totalmente carregada
- Seleciona produtos eficientes do ponto de vista energético com um rótulo «A» (rótulo energético da UE)
Como podemos ajudar?
Vamos posicionar a sua organização um passo a frente da concorrência.
A nossa equipa irá ajudá-lo a estimar a sua pegada, a criar um plano de ações de redução de forma eficiente, dar resposta às obrigações legais e informar todos os intervenientes no seu negócio.